top of page
Banner-Páginabanner-página.png
Site_íconeIcone-Intolerância-a-Lactose.png

Intolerância
à Lactose

produtos-de-leite_edited.jpg

O que é a Intolerância à Lactose?

Intolerância à Lactose é a incapacidade de digerir o açúcar presente no leite, chamado lactose. Ela é causada pela deficiência na produção, pelo organismo, da enzima lactase, responsável por essa digestão. 

 

Como surge a Intolerância à Lactose?

Algumas pessoas trazem de forma congênita a deficiência da enzima responsável por digerir esse tipo de açúcar. Outras desenvolvem essa deficiência ao longo do tempo. Doenças intestinais também são uma possível causa.

 

Quais os sintomas mais comuns de Intolerância à Lactose?

Náusea, dores abdominais, gases, desconforto e diarreia. Os sintomas podem surgir de alguns minutos até algumas horas após a ingestão de lactose, através do leite ou seus derivados.

 

Existem diferentes graus de Intolerância à Lactose?

Sim. A intensidade dos sintomas varia conforme a capacidade de cada organismo de produzir a enzima lactase. Intolerância severa decorre da total falta de produção de lactase. 

 

Que exames podem diagnosticar a Intolerância à Lactose?

O exame molecular para identificar a Intolerância à Lactose pesquisa mutações no gene MCM6. Outros exames são o Teste Oral de Tolerância à Lactose, o Teste de pH Fecal e a Biópsia Intestinal. 

 

Quais alimentos não devem ser consumidos por quem tem Intolerância à Lactose?

Leite e seus derivados, como queijos, requeijão, iogurte, manteiga e nata, e ainda qualquer preparação alimentar que contiver leite, como pães, biscoitos, bolos, molhos, massas, doces, cremes, sorvetes, etc…

Fique atento aos ingredientes dos produtos industrializados!

 

Como minimizar os efeitos da Intolerância à Lactose?

Deve-se excluir inteiramente da dieta todos os alimentos que contenham leite. Alternativamente, é possível utilizar enzima sintética, ingerida preventivamente a cada vez que quiser consumir leite e derivados.

 

Onde fazer exame de Intolerância à Lactose?

No laboratório de análises clínicas!

bottom of page